Fenômeno da física quântica é "fotografado" pela primeira vez



Modelo teórico conhecido como Entrelaçamento Bell foi descrito por Albert Einstein como "assustador"

Entrelaçamento quântico foi fotografado pela primeira vez por especialistas da Universidade de Glasgow, na Escócia.

Esse fenômeno é tão intrigante que o físico Albert Einstein chegou a chamá-lo de "assustador".

Para quem não sabe, o entrelaçamento (ou emaranhamento) quântico ocorre quando duas partículas estão conectadas de forma a instantaneamente compartilharem seus estados físicos —, não importando quão grande seja a distância que as separa. A propriedade era estranha para Einstein por conta da interação remota entre as partículas emaranhadas, que lhe pareciam incompatíveis com elementos de sua teoria especial da relatividade.

John Bell foi o responsável por formalizar o conceito, que hoje também pode ser chamado de emaranhamento de Bell. O fenômeno já têm aplicações práticas em áreas como a computação quântica e criptografia, mas nunca havia sido registrado em uma única imagem.

"A imagem que conseguimos capturar é uma demonstração elegante de uma propriedade fundamental da natureza, vista pela primeira vez na forma de uma imagem", afirmou Paul-Antoine Moreau, principal autor do estudo, em comunicado. A foto em particular mostra o entrelaçamento entre dois fótons que estão interagindo e, por um breve momento, compartilhando estados físicos.

A equipe escocesa montou uma câmera super-sensível capaz de detectar fótons individuais, mas que só entraria em ação quando detectasse uma partícula e sua "gêmea" devidamente entrelaçadas: "É um resultado empolgante que pode ser usado para avançar no campo emergente da computação quântica e levar a novos tipos de imagens", constatou Moreau.

Saiba mais em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/07/fenomeno-da-fisica-quantica-e-fotografado-pela-primeira-vez.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Buda da medicina - Por Cristian Siqueira

Monge Genshô volta a Palmas para palestra e mini retiro em agosto

Teletransporte dentro de um diamante simplifica esse fenômeno intrigante